O termo “educação” vem do Latim: “educere”, que significa “conduzir para fora”. Pestalozzi define como
"o desenvolvimento gradual e progressivo de todas as qualidades do ser"
Para começar precisamos entender o que realmente significa desenvolvimento. O prefixo “des” significa “movimento para fora, que tira e expande”; “en” é aproximação; “volvi” é voltar, retornar; e “mento” é processo. Segundo Lino de Macedo, desenvolvimento é “tornar-se outro apesar de continuar sendo o mesmo”.
Dessa forma conseguimos compreender que a Educação é um ato de esculpir e não moldar, visto que a definição de Pestalozzi está diretamente ligada à etimologia da palavra. Mas ele ainda vai além falando do desenvolvimento de “todas as qualidades do ser”, adicionando ao conceito uma Educação integral, que traz à tona todas as virtudes que precisamos desenvolver.
A definição de Pestalozzi também muda o nosso olhar, porque se antes dizíamos que a Educação está na escola ou nos pais, agora vemos que ela está no “ser”, preocupando-se com o interior e não o exterior. Os conteúdos escolares são externos e são, por conseguinte, instrução. O educador, filósofo e teólogo Huberto Rohden nos diz que:
"A instrução tem por fim fornecer ao homem o conhecimento e o uso dos objetos necessários para a sua vida profissional. A educação tem por fim despertar e desenvolver no homem os valores da natureza humana; porquanto a natureza humana existe em cada indivíduo apenas em forma potencial, embrionária."
Se pararmos para pensar nessa etimologia vamos perceber que então a Educação é algo muito bonito e muito mais completo do que havíamos pensado. Educar não é colocar para dentro conhecimentos e conteúdos, e sim trazer à tona aquilo que nós já somos potencialmente. Tentamos colocar nas crianças e nas pessoas em geral aquilo que acreditamos e sabemos, quando na verdade a Educação é o inverso: é resgatar nas pessoas aquilo que já existe.
Se a Educação é o meio que temos de desenvolver nossas virtudes, então o papel do Educador é muito maior do que podemos supor, pois também tem como objetivo fazer com que nos reconheçamos da maneira como realmente somos e não da maneira que achamos que somos. E o que será que nós somos? Esse assunto é para um outro post...
Bibliografia
ROHDEN, Humberto. Educação do Homem Integral. São Paulo: Editora Martin Claret, 2005.
MACEDO, L; PETTY, A.L.; PASSOS, N.C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Texto adaptado do Blog do GEAMA: http://blog.geama.com.br/blog/blogs/blog_educacao/o-que-e-educacao/
Carol e Diego, PARABÉNS! Trabalho primoroso, queridos! Que lindo, tanto os textos quanto a ideia!! Aprendi mais sobre a filosofia que vcs apresentam! E que bela iniciativa por parte de educadores que, de fato, EDUCAM! Com amor, sempre!
ResponderExcluirBjin... ;)
Obrigada! Estamos muito empolgados com o Blog! Continue acessando que ainda tem muita coisa pela frente! beijos
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