segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vamos falar de educadores: Eurípedes Barsanulfo

Eurípedes Barsanulfo viveu entre os anos de 1880 e 1918, na cidade de Sacramento - MG. Um dos maiores educadores do mundo, fundou o Colégio Allan Kardec em 1907.

(Desenho digital feito por Vicente Rocha)

Sobre Barsanulfo, diz José Pacheco numa entrevista:

UOL Educação – O que teria de mudar na concepção de educação? 
Pacheco – O essencial seria que o Brasil compreendesse que não precisa ir ao estrangeiro procurar as suas soluções. Esse é outro absurdo. Quais são hoje os autores que influenciam as escolas? Vygotsky, Piaget? Não vejo um brasileiro. Mas podem dizer: “E Paulo Freire?”. Não vejo Paulo Freire em nenhuma sala de aula. Fala-se, mas não se faz. Identifiquei, nos últimos anos, autores brasileiros da maior importância que o Brasil desconhece. Esse é outro absurdo. Quem é que ouviu falar de Eurípedes Barsanulfo (1880-1918)? De Tomás Novelino (1901-2000)? De Agostinho da Silva (1906-1994)? Ninguém fala deles. Como um país como este, que tem os maiores educadores que eu já conheci, não quer saber deles nem os conhece? Há 102 anos, em 1907, o Brasil teve aquilo que eu considero o projeto educacional mais avançado do século 20. Se eu perguntar a cem educadores brasileiros, 99 não conhecem. Era em Sacramento, Minas Gerais, mas agora já não existe. O autor foi Eurípedes Barsanulfo, que morreu em 1918 com a gripe espanhola. Este foi, para mim, o projeto mais arrojado do século 20, no mundo.

UOL Educação – O que tinha de tão arrojado? 
Pacheco – Primeiro, na época, era proibida a educação de moços e moças juntos. Só durante o governo Getúlio Vargas é que se pôde juntar os dois gêneros nos colégios. Ele [Barsanulfo] fez isso. Ele tinha pesquisa na natureza, tinha astronomia no currículo oficial. Não tinha série nem turma nem aula nem prova. E os alunos desse liceu foram a elite de seu tempo. Tomás Novelino foi um deles e Roberto Crema, que hoje está aí com a educação holística global, foi aluno de Novelino.
(…)
(Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/06/30/ult105u8320.jhtm)

Eurípedes Barsanulfo foi também um dos maiores representantes brasileiros da Pedagogia do Amor, proposta por Pestalozzi.

Se você ainda não tinha ouvido falar de Eurípedes, está na hora de se atualizar! Em breve traremos um pouco mais sobre o Colégio Allan Kardec!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vamos falar de educadores: José Pacheco

Um primeiro gostinho do José Pacheco, um dos mais significativos educadores da atualidade, que idealizou e trabalhou por anos na Escola da Ponte em Portugal.

Atualmente mora no Brasil e acompanha mais de 100 escolas que querem fazer diferente. Escolas sem séries, turmas ou aulas, mas com muito amor e felicidade.


Não deixe de assistir ao vídeo:


Mitos, utopias e moscas: José Pacheco @TEDxAveiroED



O que é escola?


"O sistema de ensino que temos hoje é, com pequenos ajustes, o mesmo de nossos pais e avós. Em algum momento da nossa história, não sei ao certo quando, nossa sociedade achou por bem retirar de dentro do ambiente escolar as coisas mais humanas do ser humano. Aos poucos a escola deixou de ser o espaço de desenvolvimento das faculdades do ser e passou a preparar as crianças de acordo com os interesses dos adultos. Mas se Rousseau e outros pedagogos conseguiram mostrar que as crianças não são adultos pequenos, porque nossas escolas continuam a tratá-las como futuros funcionários de multinacionais? Se há uma resposta certa para essa pergunta, provavelmente os educadores e os pais já nem lembram mais, pois o que têm feito é repetir o método que eles aprenderam quando crianças" André Luís Corrêa



O que é Educação?

Nós vivemos falando de Educação e usamos esse conceito para denominar muitas coisas, mas será que realmente sabemos o que essa palavra significa? Usamos para dizer que é o que aprendemos na escola: o português, a matemática, a história, etc. Mas ao mesmo tempo também denominamos Educação aquilo que recebemos dos nossos pais e que não está diretamente ligado aos conteúdos da escola. O que será que realmente significa Educar?

O termo “educação” vem do Latim: “educere”, que significa “conduzir para fora”. Pestalozzi define como

"o desenvolvimento gradual e progressivo de todas as qualidades do ser"

Para começar precisamos entender o que realmente significa desenvolvimento. O prefixo “des” significa “movimento para fora, que tira e expande”; “en” é aproximação; “volvi” é voltar, retornar; e “mento” é processo. Segundo Lino de Macedo, desenvolvimento é “tornar-se outro apesar de continuar sendo o mesmo”.

Dessa forma conseguimos compreender que a Educação é um ato de esculpir e não moldar, visto que a definição de Pestalozzi está diretamente ligada à etimologia da palavra. Mas ele ainda vai além falando do desenvolvimento de “todas as qualidades do ser”, adicionando ao conceito uma Educação integral, que traz à tona todas as virtudes que precisamos desenvolver.

A definição de Pestalozzi também muda o nosso olhar, porque se antes dizíamos que a Educação está na escola ou nos pais, agora vemos que ela está no “ser”, preocupando-se com o interior e não o exterior. Os conteúdos escolares são externos e são, por conseguinte, instrução. O educador, filósofo e teólogo Huberto Rohden nos diz que:

"A instrução tem por fim fornecer ao homem o conhecimento e o uso dos objetos necessários para a sua vida profissional. A educação tem por fim despertar e desenvolver no homem os valores da natureza humana; porquanto a natureza humana existe em cada indivíduo apenas em forma potencial, embrionária."

Se pararmos para pensar nessa etimologia vamos perceber que então a Educação é algo muito bonito e muito mais completo do que havíamos pensado. Educar não é colocar para dentro conhecimentos e conteúdos, e sim trazer à tona aquilo que nós já somos potencialmente. Tentamos colocar nas crianças e nas pessoas em geral aquilo que acreditamos e sabemos, quando na verdade a Educação é o inverso: é resgatar nas pessoas aquilo que já existe.

Se a Educação é o meio que temos de desenvolver nossas virtudes, então o papel do Educador é muito maior do que podemos supor, pois também tem como objetivo fazer com que nos reconheçamos da maneira como realmente somos e não da maneira que achamos que somos. E o que será que nós somos? Esse assunto é para um outro post...

Bibliografia

ROHDEN, Humberto. Educação do Homem Integral. São Paulo: Editora Martin Claret, 2005.

MACEDO, L; PETTY, A.L.; PASSOS, N.C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.


Texto adaptado do Blog do GEAMA: http://blog.geama.com.br/blog/blogs/blog_educacao/o-que-e-educacao/